A HDR-AS100V Action Cam é a resposta da Sony à popular GoPro. Com sensor CMOS Exmor R de 13,5 MP, lente ZEISS Tessar grande-angular com abertura f/2.8, GPS, Wi-Fi, NFC, formato de vídeo XAVC S e SteadyShot, a AS100V promete ter argumentos para competir com a GoPro. Será que cumpre?
Análise em vídeo
Hardware
A Sony HDR-AS100V Action Cam tem um corpo em plástico branco resistente a salpicos (equivalente a IPX4) e é relativamente compacta (24,2 x 46,5 x 81,5 mm) e leve (92 g com a bateria incluída). Dimensões que permitem montar esta câmara numa grande variedade de suportes e situações, usando os acessórios disponíveis. Apesar de ser em plástico e leve a construção desta câmara tem boa qualidade e transmite robustez.
A AS100V está equipada com uma lente ZEISS Tessar com abertura f/2.8 e campo de visão de 170° (sem SteadyShot, equivalente a 17,1 mm no sistema de 35 mm) ou 120° (com SteadyShot, equivalente a 21,8 mm no sistema de 35 mm).
Possui também um sensor CMOS Exmor R de tipo 1/2,3” com retroiluminação, processador de imagem BIONZ X, aproximadamente 13,5 MP efectivos, GPS, Wi-Fi e NFC.
De um dos lados, existem apenas algumas referências a características e a patilha para a tampa da bateria/cartão de memória. Do outro, existe a marca NFC, a referência ao Wi-Fi, o altifalante, o receptor de Infra-Vermelhos (IR), o visor e os botões PREV (Previous) e NEXT.
Toda a parte de trás é uma tampa que protege a bateria, que tem a capacidade de 1240 mAh e tem autonomia para mais de 2 horas de gravação de vídeo Full HD, e o cartão de memória, que pode ser Memory Stick Micro MP4 (Mark 2), Micro SD / SDHC / SDXC MP4 (Classe 4 ou superior) ou cartão de memória SDXC XAVC SMicro (Classe 10). É também onde podemos encontrar o botão REC/ENTER, o interruptor REC HOLD e a luz indicadora de REC/acesso/CHG (carga). À frente, além da lente, existem ainda os microfones.
Em cima, existe apenas o útil indicador luminoso de REC, enquanto que em baixo, ocultas por tampas, existem as tomadas Multi/Micro-USB, mini-HDMI OUT, conector de expansão e microfone externo. Um pouco mais à frente, existe ainda o encaixe para o adaptador do tripé. Adaptador esse que, tal como o nome indica, permite fixar esta Action Cam a um tripé
Acessórios
O kit que recebemos (HDR-AS100VR) para análise incluía alguns acessórios: um telecomando Live-View, estojo à prova de água e um suporte de montagem por adesivo. Adicionalmente, a Sony Portugal incluiu ainda um suporte para o guiador.
Telecomando Sony Live-View RM-LVR1
Este acessório é um controlador remoto tipo relógio de pulso com um ecrã LCD a cores que se liga à Action Cam via Wi-Fi. Embora os ângulos de visão do ecrã LCD não sejam fantásticos, são perfeitamente aceitáveis para verificar a composição e o grande botão REC/ENTER permite iniciar/parar o registo das imagens.
Na parte da frente, além do ecrã LCD e do botão REC/ENTER, existem os botões UP e DOWN, que permitem navegar pelo menu, e a luz REC/Wi-Fi. Em baixo, existe um botão ON/OFF, enquanto em cima podemos encontrar os botões para o MENU e DISP (de Display, que permite alternar entre Live View, relógio e ecrã apagado).
Tem uma bateria que se carrega através da ligação Multi/Micro-USB, que se encontra do lado esquerdo protegida por uma tampa. Aqui podemos ainda encontrar o botão RESET e a luz CHG (carga).
O telecomando é à prova de água, contudo não permite pré-visualizar as fotografias ou vídeos já registados. Além disso, gostaríamos que a correia fosse um pouco mais longa para facilitar a colocação e remoção deste dispositivo.
Em alternativa, é possível usar a aplicação Play Memories Mobile num smartphone ou tablet. A presença da tecnologia NFC simplifica o emparelhamento, contudo, as suas opções são muito limitadas. Apenas é possível iniciar/parar o registo de imagens e alternar entre os modos de vídeo, fotografias em intervalos e fotografias na resolução máxima. No modo de vídeo, as opções limitam-se, praticamente, ao formato, enquanto no modo de fotografia, podemos apenas mudar o tempo de pré-visualização ou activar/desactivar a localização.
Estojo à prova de água Sony SPK-AS2
Este acessório permite a captação de imagens à chuva ou debaixo de água até 5 m e 30 minutos. Inclui acesso à patilha HOLD, aos botões REC, NEXT e PREV, e ainda o encaixe para o tripé (neste caso, não é necessário o adaptador).
Suporte de montagem por adesivo Sony VCT-AM1
Os suportes adesivos permitem fixar a Action Cam a superfícies planas ou mesmo curvas.
Suporte para guiador de bicicleta Sony VCT-HM1
Este suporte permite prender a Action Cam, por exemplo, ao guiador de uma bicicleta. Inclui ainda adaptadores de borracha para as diferentes espessuras do guiador.
Formatos e qualidade das fotos
A AS100V permite registar fotos com a resolução máxima de 13,5 MP (modo PHOTO) ou então registar fotos de 2 MP em intervalos de 1, 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos (modo INTVL, ideal para timelapse).
Com boa luz, a qualidade das fotos é bastante boa, ficando nítidas e com cores vibrantes. Contudo, a chamada “distorção de barril” é bastante óbvia e, por vezes, surgem algumas aberrações cromáticas.
A possibilidade de adicionar as coordenadas GPS às fotos registadas, é uma vantagem face à vasta maioria das outras câmaras de acção. Além disso, após a actualização do firmware para a versão 2.00, foram adicionadas as funções DRIVE e SELF. A função DRIVE permite escolher o registo de fotografias nos modos:
- SINGL (registo de uma única fotografia de 13,5 MP)
- BURST (registo contínuo de fotografias de 13,5 MP até 10 fotos num segundo)
- MSHOT (gera uma imagem fixa a partir de fotografias de 3,3 MP gravadas continuamente até 10 fotos num segundo)
Já a função SELF permite definir um temporizador, de 2 ou 10 segundos, para registar fotografias de forma automática.
Formatos e qualidade dos vídeos
As opções de vídeo, no modo PAL e gravação MP4 (modo PRO desligado), incluem:
- Full HD a 25/50 fps
- 720p a 25/100 fps
- 720p a 100 fps no modo SSLOW (reproduzido a 25 fps sem som)
- WVGA a 200 fps
- VGA a 25 fps
Existe ainda a gravação no modo PRO que usa o codec XAVC S, um codec profissional que permite gravar vídeo como uma taxa de bits mais elevada, de aproximadamente 50 Mbps (a gravação MP4 oferece taxas de cerca de 28 Mbps), e usar o código de tempo (timecode), que facilita a gravação/edição com várias câmaras. Contudo, para poder activar o modo PRO, é necessário usar um cartão de memória microSDXC, que suporta taxas de transferência também mais elevadas. Nesta configuração, as opções de vídeo são apenas o Full HD a 25 ou 50 fps.
É também possível escolher entre a gravação de vídeos com cores naturais (NUTRL) ou cores vivas (VIVID), activar a função SteadyShot que reduz da vibração da câmara para obter vídeos com menos tremuras, inverter a imagem para quando a câmara estiver virada ao contrário, escolher entre as cenas NORML (qualidade normal) e WATER (qualidade adequada para filmagem/fotografia debaixo de água).
Durante a gravação de vídeo, se a função GPS estiver activada, serão gravadas as informações de localização e também da velocidade do movimento. O software PlayMemories Home permite depois importar, para o computador, os filmes gravados com log GPS e visualizá-los num mapa.
Com luz abundante, os vídeos gravados no formato MP4 exibem boa nitidez, bom contraste e cores vibrantes. É também neste formato que é possível gravar vídeos com taxas elevadas de frames por segundo. Os vídeos gravados a 720p@100 fps possibilitam a leitura em câmara lenta, produzindo um efeito algo cinematográfico. Na opção WVGA@200 fps, o efeito é ainda mais dramático, mas achamos que a resolução é já muito baixa para serem, de facto, úteis.
Ao activar o modo PRO (codec XAVC S), os vídeos ganham ainda maior detalhe, melhor exposição e têm menos artefactos causados pela compressão. Além disso, os vídeos gravados a Full HD@50 fps permitem obter uma ligeira câmara lenta, o que produz vídeos com boa fluidez. A desvantagem do modo PRO, é a rapidez com que enche um cartão de memória. Por exemplo, um vídeo com 2 minutos e 18 segundos ocupa cerca de 900 MB.
Uma das grandes vantagens da AS100V é o modo SteadyShot. Com este sistema de estabilização da imagem, os vídeos são muito mais fluídos e apresentam menos vibrações. Outra vantagem é a gravação de som estéreo que, na maioria das situações, produz áudio de boa qualidade, existindo ainda a possibilidade de ligar um microfone externo.
Pelo lado negativo, a exposição e o equilíbrio dos brancos são definidos de forma totalmente automática, o que por vezes resulta em vídeos com flutuações da exposição e/ou imagens com tons demasiado frios. Outro problema surge quando a luz começa a ficar fraca. As imagens perdem alguma nitidez e o ruído torna-se aparente.
No caso do vídeo, a actualização do firmware para a versão 2.00, adiciona a possibilidade de enviar vídeo, em tempo real, para o serviço USTREAM (função LIVE). Requer uma conta do USTREAM e uma ligação de dados através de Wi-Fi.
Veredicto
Prós:
- Boa qualidade de construção
- Boa qualidade de imagem
- Estabilização de imagem
- Entrada para microfone externo
- Codec XAVC S
- GPS
Contras:
- Não estão disponíveis resoluções além do Full HD
- Não existem controlos manuais para exposição e equilíbrio dos brancos
Em resumo, a Sony HDR-AS100V Action Cam será ideal para quem procure uma câmara de acção com boa qualidade de imagem, estabilização de imagem, GPS e algumas funcionalidades profissionais, como o codec XAVC S, o código de tempo (timecode) ou a entrada para microfone externo.
Se, por um lado, estas funcionalidades mais profissionais poderão atrair os utilizadores mais avançados, por outro, a ausência de controlos manuais para exposição e o equilíbrio dos brancos poderá afastá-los. Além disso, a resolução máxima de vídeo não passa do Full HD, quando a concorrência mais directa já oferece resoluções de 1440p, 2,7K e mesmo 4K.
A Sony HDR-AS100V Action Cam com acessórios de bicicleta (HDR-AS100VB) está disponível na loja online do Centro Sony por 290,30€, com estojo à prova de água (HDR-AS100VW) por 300,99€ e com estojo à prova de água + telecomando Live-View por 329,80€ (preços em Novembro de 2014).