Nokia Lumia 610: análise [Actualizado]

Nokia Lumia 610

O Nokia Lumia 610 pertence à gama de telemóveis Nokia com o sistema operativo Windows Phone e está à venda em Portugal desde Maio de 2012. Actualmente, é o smartphone Lumia mais acessível do mercado, tendo sido concebido para os consumidores mais jovens e também para aqueles que querem o seu primeiro smartphone. Mas será que os compromissos que foram feitos, nomeadamente ao nível do hardware, para tornar o Lumia 610 mais acessível, comprometeram significativamente o seu desempenho? Ou será que oferece uma experiência do Windows Phone ao nível dos melhores?

A resposta não é simples, mas esperamos que a análise que fizemos do Nokia Lumia 610 o possa ajudar a esclarecer as dúvidas e a decidir se este smartphone será o mais indicado para si.

 

CONTEÚDO DA EMBALAGEM:

Nokia Lumia 610 - Conteúdo

- Nokia Lumia 610
- Carregador Nokia AC-50 MicroUSB
- Bateria Nokia BP-3L de 1300 mAh
- Cabo de carregamento e de dados Nokia CA-190CD
- Auricular Nokia WH-208
- Manual Rápido
- Manual do Utilizador
- Folheto informativo do produto

 

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES:

Nokia Lumia 610

 

Principais especificações do Nokia Lumia 610
Sistema operativo Windows Phone 7.5 (Tango)
Processador Qualcomm MSM7227A a 800 MHz
Ecrã

TFT táctil capacitivo de 3,7" com resolução 800 x 480 píxeis (WVGA, densidade de píxeis de cerca de 252 ppi), 65K cores e vidro Corning Gorilla

Câmara

Sensor de 5 MP com lente de 28 mm e abertura de F2.4, Auto Focagem (AF), flash LED e gravação de vídeo VGA@30fps

Memória interna 256 MB de memória RAM; 8 GB de capacidade de armazenamento
Rádio FM estéreo
Leitor de áudio

MP4, AAC, MP3, M4A, WMA

Leitor de vídeo MP4, H.264, H.263, WMV
Saída áudio 3,5 mm
Rede

GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900 MHz;
WCDMA 850, 900, 1900, 2100 MHz

GPS Sim, A-GPS
WLAN Wi-Fi 802.11 b/g/n
Bluetooth 2.1 com A2DP e EDR
Ligação de dados Micro-USB 2.0
Ranhura de expansão Não
Bateria Nokia BP-3L de 1300 mAh
Autonomia em conversação 2G: até 10,5 horas
3G: até 9,5 horas
Autonomia em standby

2G: 670 horas
3G: 720 horas

Outras autonomias Leitura de música: até 35 horas
Dimensões 119,2 x 62,2 x 11,9 mm
Peso 132 g
Outras características

Facebook, Twitter, LinkedIn, email, Chat, SMS, Grupos, Bing, Internet Explorer 9, HTML5, Micro SIM, Nokia Conduzir, Nokia Música, Mapas Nokia, Transportes Nokia, App Highlights, Estúdio Criativo, Transferência dos Contactos Nokia, ActiveSync, WPA, WEP, SMTP, IMAP4, POP3, Visualizar e editar anexos de e-mail, E-mail com filtragem, E-mail HTML, Anexos de e-mail, Notificações de e-mail OMA, Windows Live Messenger, Acelerómetro, Sensor de proximidade e de luz ambiente, Cancelamento activo de ruído ambiente (com microfone secundário)

 

 

HARDWARE


Design e dimensões

Nokia Lumia 610

O chassis do Lumia 610 é praticamente todo feito em plástico, incluindo a moldura de aspecto metálico, que no início nos enganou e nos levou a pensar tratar-se mesmo de metal. Apesar disso, a sua construção transmite uma sensação de solidez e de boa construção. Em termos de design as opiniões variam porque, por um lado, está longe do design apurado do Lumia 800 mas, por outro, faz recordar vagamente o design do Nokia C7 (ver o hardware do Nokia C7 em http://bit.ly/QxK2df). Com as dimensões de 119,2 x 62,2 x 11,9 mm e o peso de 132 g, o Lumia 610 é um telemóvel bastante compacto, pelo menos para os dias que correm, permitindo a sua utilização com uma única mão sem qualquer dificuldade.

Nokia Lumia 610

A parte da frente é dominada pelo ecrã táctil de 3,7” com resolução WVGA que analisaremos mais à frente, mas inclui ainda o auscultador, os sensores de luminosidade e de proximidade, 3 botões tácteis capacitivos (para voltar para trás, ir para o início e para procurar) que cumprem bem a sua função e finalmente o microfone principal.

Nokia Lumia 610

A parte de trás é essencialmente constituída pela tampa com acabamento em borracha, que não permite que o Lumia 610 escorregue facilmente da mão, e é também onde encontramos a câmara de 5 MP com AF e flash LED, da qual falaremos mais à frente em maior detalhe, e o altifalante com um volume generoso mas que distorce os sons, com alguma facilidade, nos níveis mais elevados de volume.

Nokia Lumia 610 - Micro-SIM

Se abrirmos a tampa traseira, encontramos ainda a bateria e a ranhura para o cartão SIM que, neste caso, tem o formato micro-SIM.

Nokia Lumia 610 - Botões

A parte de baixo e o lado esquerdo não possuem qualquer botão ou ligação, estando concentrados, do lado direito, os botões de volume/zoom, ligar/desligar/bloquear/desbloquear e da câmara e concentradas, em cima, as ligações para o áudio (3,5 mm), para os dados e carregamento (micro-USB), o microfone secundário para cancelamento do ruído ambiente e ainda uma sítio para fixar uma correia de pulso.

Nokia Lumia 610 - Ligações

 


Processador e memórias

Algumas características que interferem directamente com o desempenho do Lumia 610, e nas quais a Nokia teve de fazer um compromisso para manter o seu preço acessível, incluem o processador e as memórias. De facto, o processador do Lumia 610 é um Qualcomm MSM7227A Snapdragon S1 a 800 MHz, muito longe do desempenho do processador Qualcomm APQ8055 Snapdragon S2 a 1,4 GHz presente no Lumia 900.

Na utilização do dia-a-dia, o processador do Lumia 610 é suficiente para oferecer uma experiência fluída. No entanto, por causa da limitada capacidade do processador, em conjunto com a limitada quantidade de memória RAM, o Lumia 610 não lê nem grava vídeo HD.

Skype no Nokia Lumia 610

A memória RAM de apenas 256 MB também limita, pelo menos por agora, as aplicações que podem ser instaladas. Assim, aplicações como o Skype, o Photosynth ou o jogo Angry Birds não podem ser instaladas no Lumia 610. Quando se tenta a instalação destas aplicações surge a mensagem: Aplicação não disponível – Esta aplicação requer um telemóvel com mais RAM do que Nokia Lumia 610.

Skype no Nokia Lumia 610

Outra limitação, que será mais ou menos importante dependendo do uso que cada utilizador dá ao seu smartphone, é a capacidade de armazenamento. O Lumia 610 tem 8 GB de capacidade de armazenamento mas, logo no início, apenas pouco mais de 5 GB estão disponíveis para o utilizador e não existe ranhura para cartões de memória microSD. Portanto, a única forma de expandir o armazenamento disponível, será através de serviços na cloud como o SkyDrive ou o Box.

 


Ecrã

Nokia Lumia 610

O ecrã do Lumia 610 é um LCD táctil de 3,7” com resolução WVGA (800×480 píxeis) que tem como aspectos positivos a sua densidade de píxeis (cerca de 252 ppi) e o seu vidro Corning Gorilla que lhe permite resistir a riscos.

No entanto, o ecrã também foi outro dos componentes em que a Nokia teve de poupar para manter o preço do Lumia 610 baixo. Assim, encontramos aspectos negativos como a persistente sensação de cores “desbotadas”, devido ao baixo contraste, e os elevados reflexos que se notam, principalmente, quando se utiliza o Lumia 610 em espaços exteriores. Devido aos elevados reflexos, a visibilidade debaixo de luz solar directa é pobre e longe daquilo que estávamos à espera de encontrar num LCD. Outro aspecto menos positivo, é o facto do ecrã parecer recuado em relação ao vidro. Isto dá a sensação que o ecrã está ligeiramente “afundado” e de que não estamos efectivamente a tocar no ecrã mas sim num vidro a “flutuar” alguns milímetros acima.

 


Câmara

Câmara do Nokia Lumia 610

A câmara tem um sensor de 5 MP, Auto Focagem (AF) e um flash LED. É gerida pela aplicação da câmara do Windows Phone que é extremamente básica. Existem apenas opções como o controlo do ISO, do balanço dos brancos e da resolução que apenas tem duas opções: 5MP 4:3 e 4MP 16:9. Além disso, não existe câmara frontal, pelo que não é possível realizar videoconferências usando este smartphone.

Por outro lado, existe a aplicação Estúdio Criativo da própria Nokia e gratuita, que permite fazer alguns ajustes como recortar, rodar, mudar o contraste ou a nitidez e aplicar alguns efeitos criativos usando filtros como o melhoramento automático, serigrafia, aguarela, banda desenhada ou esboço. Além disso, também permite criar panoramas, ou seja, fotografias panorâmicas a partir da colagem de várias fotos.

O acesso à câmara faz-se através da aplicação “Câmara” ou premindo o botão dedicado à câmara que surge do lado direito. O mesmo botão permite focar quando se pressiona até meio e registar fotografias/vídeo quando se pressiona totalmente.

De uma modo geral, as fotografias registadas com o Lumia 610 são razoáveis. No entanto, com frequência, as fotos parecem ter cores pouco vibrantes e algum ruído, mesmo quando são tiradas em condições de luz ideal.

 

 

Não é possível registar vídeo HD com o Lumia 610, apenas podemos gravar vídeo VGA, ou seja, vídeo com 640×480 píxeis. A qualidade é mediana e apenas servirá para o registo muito casual de vídeo.

 

 


Conectividade e recepção

O Lumia 610 está bem equipado no que respeita à conectividade. Tem 2G quadband (GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900 MHz), 3G quadband (WCDMA 850, 900, 1900, 2100 MHz) com velocidades de download até 7,2 Mbps, A-GPS, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 2.1.

A recepção da rede e a qualidade de som durante as chamadas foi sempre muito boa, fazendo-nos lembrar que esta qualidade sempre foi um trunfo da Nokia. Regra geral, o GPS foi rápido a adquirir a localização, a antena de Wi-Fi revelou ter um bom alcance e o Bluetooth não teve qualquer dificuldade em emparelhar, por exemplo, com uma dock de som.

 


Autonomia

Bateria do Nokia Lumia 610

A autonomia foi uma das mais agradáveis surpresas que tivemos com o Lumia 610. Segundo a Nokia, a bateria de 1.300 mAh é capaz de oferecer uma autonomia de até 9,5 horas de conversação em 3G, até 720 horas em standby em 3G, até 35 horas de reprodução de música e até 7 horas de reprodução de vídeo, o que, inicialmente, nos pareceu demasiado optimista.

Com a utilização deste smartphone durante cerca de duas semanas, chegámos à conclusão que, de facto, a autonomia é um dos pontos fortes do Lumia 610. Na prática, com uso moderado a fraco a autonomia foi de 2 a 2,5 dias, enquanto que com uso mais intensivo (com todas as notificações activadas, usando a ligação Wi-Fi, o leitor de música e de vídeo, o GPS para uma breve viagem e a câmara fotográfica e de vídeo) foi de cerca de 1,5 dias. É claro que será possível esgotar a bateria num único dia, mas será preciso algum empenho.

 

 

 

SOFTWARE


Sistema operativo

Nokia Lumia 610 com Windows Phone 7.5

O sistema operativo é o Windows Phone 7.5 na versão Tango. Apesar do processador não ser de topo e de ter apenas 256 MB de memória RAM, a verdade é que a utilização do Lumia 610 é aquela que seria de esperar de um Windows Phone, com transições fluídas, abertura geralmente rápida das aplicações e uma boa fluidez geral, o que faz esquecer algumas das limitações deste smartphone.

Mas os “engasganços” existem, embora sejam raros. Eles surgem, por exemplo, ao abrir ou ao retomar aplicações como o Facebook ou a aplicação da câmara. Além disso, recorde-se que não podemos desfrutar de toda a gama de aplicações disponíveis para o Windows Phone 7.5 devido à limitada memória RAM.

Nokia Lumia 610

Por outro lado, e numa tentativa de se diferenciar da concorrência, a Nokia criou e/ou personalizou algumas aplicações que só estão disponíveis em smartphones Lumia. Assim, existe na aplicação “Mercado” a secção “Nokia collection” que inclui aplicações como os Mapas Nokia, Nokia Conduzir, Transportes Nokia, Nokia Música, Passar contactos, Configuração de rede, Apps Highlights, Estúdio Criativo, Nokia Climate Mission 3D, entres outras, que só estão disponíveis nos Lumia.

De realçar ainda, a possibilidade de partilhar a ligação de dados do Lumia 610 com outros dispositivos através de Wi-Fi, uma funcionalidade que está presente em Definições > Partilha da Internet.

Mas o maior desapontamento, continua a ser a quantidade e, sobretudo, a qualidade das aplicações disponíveis para o Windows Phone 7.5. Continua a não haver aplicações oficiais para alguns serviços populares como o Dropbox, embora recentemente tenha sido disponibilizada a aplicação oficial para o Box (um serviço semelhante), e até serviços nacionais como o “music box” (serviço de música em streaming) não têm aplicações para Windows Phone, embora já as tenham para iOS e Android (Actualização: já está disponível no Mercado do Windows Phone a aplicação para o “music box” em bit.ly/NRQEn1). Além disso, a funcionalidade e fluidez de aplicações como o Facebook e o Twitter, estão longe da que encontramos nas mesmas aplicações para iOS ou Android.

A quantidade e a qualidade das aplicações presentes no Windows Marketplace (Mercado), afecta todos os smartphones com Windows Phone, pelo que, na nossa opinião, a Microsoft terá de melhorar rapidamente este aspecto se quiser manter-se ao nível dos melhores smartphones com iOS e Android.

 

 

 

CONCORRENTES

ZTE Tania

O ZTE Tania tem um processador mais rápido (1 GHz vs. 800 MHz), um ecrã maior (4,3” vs. 3,7”), mais memória RAM (512 MB vs. 256 MB), é capaz de gravar vídeo HD (720p vs. VGA) e é mais barato (139,90 € pelo ZTE Tania na tmn vs. 189,90€ pelo Nokia Lumia 610 na Vodafone), pelo que é um forte concorrente.

Por outro lado, não tem a mesma qualidade de construção, tem ainda menos capacidade de armazenamento (4 GB vs. 8 GB) e igualmente sem ranhura para cartões microSD, é triband 2G e dualband 3G (o Lumia 610 é quadband 2G e 3G).

 

 

VEREDICTO

Prós:

- Preço acessível
- Boa autonomia
- Qualidade de recepção e do som durante as chamadas

Contras:

- Ecrã com cores pouco vibrantes e muitas reflexões quando usado em exteriores
- Limitações devido à memória RAM de apenas 256 MB
- Câmara com gravação de vídeo apenas VGA
- Não há ranhura para cartões de memória microSD
- Não será actualizável para Windows Phone 8

Nokia Lumia 610

O Nokia Lumia 610 tem uma razoável relação qualidade/preço e é ideal para quem procura a funcionalidade de um smartphone por um preço acessível. Isto, claro, se não se importarem que algumas aplicações não funcionem devido à pouca memória RAM, como o Skype, o Photosynth ou o jogo Angry Birds, uma situação poderá vir a ser ultrapassada com futuras actualizações. Actualizações que não trarão o Windows Phone 8 ao Lumia 610, segundo a Nokia, deverá ficar pelo Windows Phone 7.8. Por outro lado, poderão beneficiar das aplicações exclusivas para smartphones Nokia Lumia, como os Mapas Nokia, Nokia Conduzir, Transportes Nokia ou Nokia Música.

 

Disponível na Vodafone por 189,90€ (através da loja online) ou com contrato por €0 (best top), €19,90 (best max), €109,90 (best plus), €154,89 (best base).

 

  • http://www.facebook.com/jorge.nunes.54390876 Jorge Nunes

    a 100% a minha bateria indica 16 horas de utilização! como é possível?