HP vai entregar o webOS à comunidade Open Source

HP webOS

A HP anunciou finalmente o que decidiu fazer ao sistema operativo webOS, presente em dispositivos como o TouchPad, o Pre 3 ou o Veer, e que a empresa decidiu descontinuar há cerca de 4 meses atrás: vai ser entregue à comunidade Open Source.

A HP ainda planeia continuar a ter um papel activo no desenvolvimento e suporte do webOS mas considera que, com o apoio da comunidade Open Source, haverá oportunidade para melhorar significativamente as aplicações e serviços web desta plataforma para a futura geração de dispositivos.

Por essa razão a HP vai disponibilizar o código do webOS com uma licença Open Source para que programadores, parceiros, engenheiros da HP e outros fabricantes de hardware possam disponibilizar as suas melhorias e novas versões no mercado.

O objectivo é acelerar o desenvolvimento da plataforma webOS ao mesmo tempo que a HP assume um papel de investidor e participante activo no projecto, mas evitando sempre a fragmentação.

A HP também irá contribuir com a Enyo, a framework de aplicações para o webOS, para a comunidade num futuro próximo, juntamente com “um plano para os restantes componentes do espaço do utilizador”.

A partir de hoje os programadores e clients poderão deixar as suas sugestões em: http://developer.palm.com/blog/.

 

[HP]